quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Pão e circo para intelectuais?

Indubitavelmente, o assunto do sistema de cotas é uma grande polemica, mas a maioria das pessoas não para pensar na verdadeira causa disso. Claro, parece ser bem obvio a causa, falta de investimento na educação, levando a uma válvula de escape do governo para corrigir esse erro, mas talvez seja um pouco mais complexo do que isso. Nesse campo acadêmico tem de tudo, nesses ao ir ao Campus UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para ver detalhes sobre a minha transferência, recebi um panfleto de um grupo de discussão sobre assuntos acadêmicos e de caráter universitário, um tipo de “grêmio”, mas indireto, que eles mesmos discutem e conseguem ter mais informação e uma opinião mais forte sobre os fatos. Peguei o papel e fui até a sala marcada no panfleto. Chegando lá, dei boa tarde e sentei em uma das cadeiras, nesse tempo que fiquei sentado e ouvindo, processei muita informação... E de certa forma, muita informação útil e boa, que pode até parecer paranóia, mas quero expressar para vocês minha indignação sobre os fatos apresentados, além dos comentários dentro dessa sala.
Quando entrei estavam comentando o mais obvio, um lado defendendo as cotas e tentando não relacionar ela com o racismo, argumentando sobre a desigualdade social e a falta de oportunidades da etnia negra no decorrer dos tempos. O outro lado tinha um universitário defendendo os direitos dos negros, dizendo que é errado dar cotas para apenas à etnia deles e sim para os desfavorecidos em geral. Bom nesse caso é fácil tirar uma conclusão, já que essa polemica continua a tempos (inclusive a merda do vestibular tinha tendência de cair esse tema, discutimos no cursinho durante dias e essa merda não caiu.). Minha opinião sincera sobre a opinião dos dois universitários é que os dois estão certos ao mesmo tempo, mas o segundo estava mais, pois defendia a cota para os desfavorecidos, já o primeiro não, até usava argumentos como a da libertação dos escravos ser recente, enfim... A grande verdade é que a maioria dos brasileiros estuda em escola publica e quem estuda e tem consciência sabe que aquilo é UM LIXO... É pelo menos o estado reconhece isso e da essa “oportunidade” para os que foram enganados durante sua vida pré-academica. Sim, eu sou/era a favor das cotas, até que uma garota que cursa UFSCar (ex-estudante da USP) levantou nesse debate e deixou bem claro a todos com suas idéias e exposição dos fatos que o “buraco é mais embaixo”.
A Universitária comentou que o sistema de cotas foi criado pelo governo para tirar a autonomia das universidades... Ham? É... Parece estranho, mas é isso mesmo!
Com a política de cotas, eles deixam entrar mais pessoas despreparadas e sem visão política dentro da universidade fazendo com que ela perca poder e voz ativa. Um exemplo de que é real e já existe esse interesse foi à ocupação na reitoria da USP pelos universitários, que defendiam a autonomia das universidades e outros direitos. Na verdade é uma guerra de interesses, é um objetivo dos grandes empresários é sucatear a rede publica de ensino superior para “escravizar” nossos cidadãos a cursarem uma universidade particular para gerar a droga do lucro para eles. Ela apresentou algumas verdades, algumas noticias despercebidas nos jornais e outras coisas que faziam sentindo. Agora a coisa ficou um pouco mais complicada, antes era “fácil” adotar um lado em relação às cotas, mas agora a reflexão fica mais profunda.
Agora os intelectuais e estudantes conseguem ver ainda mais necessidade existir uma reforma política e constitucional no nosso país. Os governantes estão tentando vender além de nosso país, tentam vender nossos sonhos.
Em alguns estados o sistema de cotas esta extremamente alto, exemplos fortes são os estados da Bahia, Ceara e Espírito Santo, que nossas amigas (Carol e Bruna) podemos sentir na pele perderem uma vaga na lista principal da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para pessoas da cota e lá com a cota aumentando ano a ano tais cotas.
Esse ano tende a estourar tal fato e informação, pois mais do que nunca esse assunto tende a esquentar e ferver pela tentativa de retirada da autonomia das universidades. Peço que todos os estudantes e intelectuais que amam e vivem nesse país não deixem que vendam nossos sonhos, o importante é discutir e analisar essa informação, refletir sobre todo esse assunto e deixar bem claro nossa opinião ao governo.
Desculpe pelos erros ortográficos, ando meio com meus horários estranhos e fiquei sem tempo de revisar esse texto.
Abraços!

Um comentário:

Bruna disse...

Muito bom, Renato!
Toda a verdade e mais um pouco ;)